Com o desenvolvimento da sociedade é necessário repensar a função do Educador na atualidade. Não se pode mais pensar no Educador como mero transmissor de conhecimentos teóricos, mas sim, também, como um formador de opiniões com a responsabilidade de estar formando cidadãos. Nessa perspectiva o Educador vem a assumir um papel sobre tudo político/social no desenvolvimento da sociedade, sendo que o processo de ensino-aprendizagem está sempre em construção.
Nesse contexto, os Educadores são os principais sujeitos para a transformação de antigos métodos de ensino meramente disciplinadores e de conteúdo teórico, assumindo a responsabilidade pela construção de um conhecimento mais crítico e libertário aos educandos. Dessa maneira, poderão alcançar o objetivo de desenvolver nos seus alunos um pensamento crítico e a capacidade de reagir diante das transformações e contradições da sociedade atual. Entretanto, esta forma de ensino aprendizagem não pode estar isolada do conhecimeto técnico e teórico do Educador.
Não obstante, faz-se necessário que a responsabilidade dos profissionais da educação ultrapasse os limites da aprendizagem teórica, visto que o enfoque dos Educadores deve estar na construção do conhecimento a partir da sua competência e da realidade de seus educandos. Assim oportunizando um saber mais amplo e desempenhando um papel de orientador/mediador junto aos seus alunos, se atendo não só em passar o conteúdo, como também em formar cidadãos conscientes a respeito das diversidades da sociedade. Tendo em vista que no momento em que o Educador instiga à reflexão, os alunos, com o uso da razão, acabam por desenvolver a capaciadade de serem pessoas mais criteriosas críticas dentro da sociedade.
Dessa forma, o educador vem a exercer um papel fundamental na educação.Muito embora não seja dado o devido reconhecimento a este profissional por nossos governantes, sem dúvida alguma o Educador deve se dar conta de seu papel e se preparar para enfrentar a situação que a sociedade impõe.
Em fim, os Educadores não devem ser meros transmissores de conteúdos, mas sim prfissionais responsáveis na construção de conhecimentos significativos e na troca de experiências com seus educandos com a finalidade de formar pessoas comprometidas com o desenvolvimento político e social da sociedade.
Aline Mello
Dissertação para pós graduação em Docência do Ensino Superior- IERGS
Nenhum comentário:
Postar um comentário